Banda da Quinta do Picado - Banda Filarmónica
Hélder Pereira

Maestro Hélder Pereira

Hélder Miguel Pereira Maio, natural de Aradas, iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade com o Professor Amílcar, iniciando a sua aprendizagem no Saxofone Alto.

Aos 8 anos de idade ingressa na Banda e Escola de Música da Quinta do Picado.

Prosseguiu os seus estudos com os docentes: Pedro Carvalho, Susana Araújo, Hugo Marinheiro e José Teixeira.

Em 2018 ingressou na Universidade do Minho, em Licenciatura em Música, na classe de Saxofones do Professor Luís Ribeiro.

Frequentou masterclasses técnico-interpretativas de saxofone e de percussão com os professores: Pedro Carvalho, Fábio Almeida, Rita Pereira, Hugo Marinheiro, Fernando Ramos, Gilberto Bernardes, Ricardo Pires, Henrique Portovedo, João Figueiredo, António Felipe Belijar, Tomás Munera, Jérôme Laran e Luís Fernandes.

Paralelamente, realizou masterclasses de Direção de Big Band e Orquestra de Sopros como aluno ouvinte, com Andy Scott e Luís Carvalho. Como aluno participante, trabalhou com os maestros João Paulo Fernandes, José Pedro Figueiredo, Adelino Mota e Robert Houlihan, dirigindo, em concerto de apresentação, a Banda Filarmónica União Taveirense.

Tem-se apresentado em Orquestra de Sopros com maestros bastante prestigiados, tais como: Óscar Saraiva, Délio Gonçalves, Luís Carvalho, Vítor Matos, Vasco Faria, Bruno Martins, Pedro Neves, José Maria Moreno, José Ignácio Petit e Douglas Bostock.

Tem colaborado com diversas formações instrumentais e corais, tais como: Orquestra de Sopros da Universidade do Minho, Ensemble de Saxofones da Universidade do Minho, Coro da Universidade do Minho, Orquestra Ligeira do Conservatório de Música de Águeda e diversas bandas filarmónicas.

Exerce a função de docente da Classe de Saxofones na Academia de Música da Quinta do Picado, desde 2011 a esta parte.

Com a Banda e Escola de Música da Quinta do Picado, colaborou na gravação do CD da banda em 2004; concertos com os conceituados artistas Fernando Fernandes (FF), Luís Represas e Simone de Oliveira; interpretação, na íntegra, da Ópera Carmina Burana de Carl Orff.

Foi, ainda, membro integrante de um projeto musical de animação de rua, denominado de Play That Funk, sendo este, um grupo com um estilo de música Funk, contando com várias atuações pelo país e com a gravação de um EP em 2015.

Em Março de 2015, assume a função de maestro da RIA Jazz Orchestra da associação Escola de Música da Quinta do Picado. Dirigiu esta Big Band em vários palcos, nomeadamente, Feira de Março, Encontros de Orquestras Ligeiras, Cineteatro S. Pedro de Águeda, Teatro Aveirense, Festas de S. Gonçalinho, Estação da Luz, etc.; protagonizando um dos momentos mais altos da RIA Jazz Orchestra, dirigindo um concerto no Teatro Aveirense que juntou música e comédia, com o humorista e músico Francisco Menezes, já em 2022, o espetáculo de solidariedade com a Ucrânia com o consagrado Paulo de Carvalho e o espetáculo com o finalista do “Voice Portugal” Edmundo Inácio.

Em abril de 2021, assume funções de Diretor Artístico da Associação Escola de Música da Quinta do Picado e como maestro da Banda da Quinta do Picado dirigiu concertos marcantes tais como: o do 50º aniversário da empresa Extrusal e o 48º aniversário da associação novamente com o consagrado Paulo de Carvalho.