Banda da Quinta do Picado - Banda Filarmónica
Associação Escola de Música da Quinta do Picado

Biografia da Associação

A Associação Escola de Música da Quinta do Picado foi oficialmente fundada a 10 de dezembro de 1974, pela vontade e ambição de três homens da terra: António da Rocha Gomes, José Balseiro e Manuel Rodrigues Paiva Júnior, que levaram avante a ideia inicial de criação de uma Escola de Música, acontecendo assim a génese da Banda Filarmónica. Personalidades como António Simões, Albino Amorim e João Remígio foram também relevantes na história diretiva e no seu crescimento, pela Direção da Associação. De 2015 a esta parte a Direção Executiva da associação é liderada por Victor Silva.
A Banda teve assim o seu início como uma Escola de Música. O aparecimento dos primeiros alunos e o trabalho continuado dos professores fundadores constituíram assim sólidos alicerces na origem da Banda de Música, sendo que após dois anos de aulas na Escola a Banda Filarmónica fez a sua primeira aparição pública sob a égide do Maestro e Fundador José Balseiro. As direções artísticas que se seguiram foram dos maestros Victor Saudade, Hugo Marinheiro, Óscar Saraiva e Bruno Martins, que, sucessivamente, elevaram a Banda a patamares artísticos superiores.
A Associação tem sempre como objetivo proporcionar o conhecimento musical adequado e as bases necessárias para que os seus alunos e músicos possam prosseguir os seus estudos musicais de uma forma profissional.
A Academia, valência de formação de base, com 88 alunos, tem, assim, um papel importante na coletividade, preparando os alunos para os Conservatórios e para as valências de grupo da associação - como as Orquestras Picolini, Juvenil e Ligeira (Ria Jazz Orchestra), bem como a Banda Filarmónica - com o trabalho empenhado de 18 professores e da coordenadora Sara Rodrigues, com habilitações e experiência curricular relevantes.
Prova da excelência de ensino é o elevado número de alunos que iniciaram os seus estudos musicais na Escola, e que neste momento são estudantes no ensino artístico especializado, em Conservatórios, Academias e Universidades.

A RIA Jazz Orchestra é uma valência da associação Escola de Música da Quinta do Picado, surgiu em 2014, tendo como interpretes 30 músicos residentes da própria coletividade e o maestro Hélder Pereira na direção artistica, também ele formado na instituição.
Esta formação, orquestra ligeira, tem como objetivo a interpretação multi-estilística de obras orquestradas para Big Band.
No seu curriculum constam já variadissimas participações, de norte a sul do país, em encontros de orquestras, eventos solidários e culturais, inclusivamente com artistas de renome, como foi o caso do humorista e cantor Francisco Menezes em 2019 e em 2022 com o conceituado cantor Paulo de Carvalho, num concerto solidário com o povo da Ucrânia e ainda outro concerto com o finalista do “Voice Portugal” e 2º lugar no Festival da Canção RTP 2023 Edmundo Inácio.

A Banda Filarmónica, dirigida atualmente pelo maestro Hélder Pereira, é composta por 60 músicos, na sua larga maioria formados pela Escola de Música/Academia, e apresenta um curriculum honroso e prestigiante, entre concertos em salas de espetáculo ou auditórios de relevo no panorama nacional e participação em romarias de grande tradição e eventos solidários.
São marcos culturais relevantes na história da Associação a gravação do 1º cd em 2004, a viagem em intercâmbio aos Açores, o concerto com o consagrado cantor Luís Represas, a participação por convite no IX Festival de Bandas de Lisboa – COM’PAÇO 2016, os concertos de Aniversário no Teatro Aveirense com enfase para o de 2017 com o cantor FF (Fernando Fernandes), o de 2018 com a interpretação da peça “Carmina Burana|Carl Orff”, o de 2019 com a cantora/artista Simone de Oliveira e ainda o de 2022 com o consagrado Paulo de Carvalho na 48ª gala de aniversário da associação com a batuta do maestro Hélder Pereira.